sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sugestão de Leitura - A Boneca de Kokoschka - Afonso Cruz

Afonso Cruz


Titulo: A Boneca de Kokoschka
Autor: Afonso Cruz
Editora: Quetzal
Lançamento: 9 de Novembro de 2012
Páginas: 240
ISBN: 9789725649039

Sinopse: O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. A carta à fabricante de marionetas, que era acompanhada de vários desenhos com indicações para o seu fabrico, incluía quais as rugas da pele que ele achava imprescindíveis. Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.

Criticas:

Jornal de Letras - «Neste romance encontramos todas as qualidades literárias de Afonso Cruz: o gosto pela história curta, a extrema atenção dada à forma e a propensão por enredos labirínticos.»

Time Out - «Ler Afonso Cruz é isso: é andar num labirinto e não ter bem a certeza do que aconteceu com as personagens.»

Público - «Cruz faz a apologia da escrita labiríntica, em que realidade e ficção se confundem; mas também nos diz que a visão do mundo é uma acumulação de visões parciais sobrepostas. E algumas delas imaginadas.»

Motivo da Escolha: Esta semana a escolha voltou a não ser fácil. 2 ou 3 livros de autores que costumo gostar de ler, mais uns 2 com sinopses interessantes, enfim, alguma hesitação na escolha. Nunca li Afonso Cruz, nem sequer tenho livros seus na minha pilha de livros por ler, embora tenha 2 na minha gigantesca wishlist. Por isso o motivo da escolha desta semana foram na realidade dois, primeiro o facto de que esta sinopse foi a que mais prendeu a minha atenção e aguçou a minha curiosidade e segundo porque como já referi gosto de ler novos autores. Neste caso não é um estreante mas é um autor que ainda desconheço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt