domingo, 8 de julho de 2012

Autor em destaque - Harper Lee

Resolvi dedicar alguns posts deste blog a autores que admiro e que em algum momento da minha vida foram ou ainda são importantes. Assim para começar, e embora não seja  a minha autora preferida (devido à sua pequena bibliografia e não à qualidade da mesma) escolhi:

Harper Lee

Nome Completo: Nelle Harper E. Lee
Data de Nascimento: 28 de Abril de 1926
Local de Nascimento: Monroeville, Alabama, EUA




Prémios
Prémio
Ano
Livro
Pulitzer
1960
To Kill a Mockingbird

Livros
Ano
Titulo Original
Titulo Português
Editora
Ano
Capa
1960
To Kill a Mockingbird
Não Matem a Cotovia
Europa-América
1986
Por Favor Não Matem a Cotovia
Difel
2004
Mataram a Cotovia
Relógio D` Água
2012


Biografia
Harper Lee é a mais nova dos 4 filhos de Amasa Coleman Lee (advogado e editor/proprietário de jornal e) e Frances Cunningham Finch (dona de casa).

O seu primeiro nome Nelle corresponde ao nome da sua avó Ellen escrito ao contrário.

Em criança, Lee era uma maria-rapaz, uma leitora precoce e o seu melhor amigo, colega de escola e vizinho, era o jovem Truman Capote de quem permaneceu amiga até à morte deste em 1984.

Harper Lee estudou Direito na Universidade de Alabama e passou um ano como estudante de intercâmbio na Universidade de Oxford.

Terminados os estudos foi viver para Nova Iorque onde reencontrou Truman Capote e trabalhou em transportadoras aéreas até encontrar um agente em 1956. O seu único livro apenas viria a ser publicado em 1960. To Kill a Mockingbirgd continua a ser um bestseller com mais de 30 milhões de cópias impressas e em 1999 foi votado como o "Best Novel of the Century" pelo Library Journal.

Depois de publicado o seu único livro foi assistente de pesquisa de Truman Capote na recolha de dados para o seu livro  In Cold Blood, e tentou escrever mais 2 livros que não chegou a editar por não os considerar satisfatórios.

Harper Lee recusou quase todos os convites para entrevistas, discursos ou eventos públicos.

Em 2007 foi premiada com a Presidential Medal of Freedom pela sua contribuição à literatura.

Numa entrevista em 2011 o seu amigo  Rev. Dr. Thomas Butts Lane informou que Harper Lee se encontra num lar para idosos, de cadeira de rodas, parcialmente cega e surda, e que sofre de perdas de memória. 

Curiosidades
Harper Lee foi interpretada por Catherine Keener no filme Capote (2005), por Sandra Bullock no filme Infamous (2006), e por Tracey Hoyt no telefime Scandalous Me: The Jacqueline Susann Story (1998).

Na sua opinião a adaptação do seu livro para o filme de 1962 To Kill a Mockingbird foi uma das melhores adaptações de um livro ao cinema de sempre. Ficou inclusive amiga de Gregory Peck, a cujo neto deram o nome de Harper Peck Voll em sua homenagem.

A personagem Dill do seu livro To Kill a Mockingbird foi inspirada no seu amigo de infância Truman Capote, e Harper Lee foi a inspiração para a personagem Idabel Thompkins do primeiro livro de Truman Capote Other Voices, Other Rooms.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt