domingo, 31 de agosto de 2014

Sugestão de Leitura - Falsos Segredos de Alice Munro

Titulo: Falsos Segredos
Autor: Alice Munro
Titulo Original: Open Secrets
Ano da edição original: 1994

Editora: Relógio D'Água
Lançamento: Julho de 2014
Páginas: 280
ISBN: 9789896414320

Sinopse: Alice Munro evoca o poder devastador de antigos amores que ressuscitam em vários destes contos, o que levou a que o The New York Times escolhesse Falsos Segredos como um dos melhores livros do ano em que foi publicado. As histórias vão de 1850 à atualidade, atravessando assim as duas guerras mundiais. Nelas há uma jovem que desaparece sem deixar rasto, um noivado por contrato, uma excêntrica solitária que, sem nada fazer por isso, consegue um pretendente milionário e uma mulher que quer ao mesmo tempo escapar ao marido e ao amante. Nestes contos, os segredos são atravessados por ecos de humor, compaixão e sabedoria que fizeram de Alice Munro a autora preferida de Jonathan Franzen, que considerou ser ela «quem melhor escreve na América do Norte hoje em dia».


Criticas: 

--


Aconteceu a... 29 de Agosto














Dia 1 - Homem
Dia 2 - Morto
Dia 3 - País em que nasceu - EUA


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


sábado, 30 de agosto de 2014

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Aconteceu a... 29 de Agosto














Dia 1 - Homem


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Aconteceu a... 26 de Agosto














Julio Cortázar

Jules Florencio Cortázar, nasceu a 26 de Agosto de 1914 em Ixelles, Bélgica e morreu aos 69 anos a 12 de Fevereiro de 1984, em Paris, França, vitima de leucemia.

Filho de María Herminia Descotte e Julio José Cortázar, um diplomata argentino em serviço na Bélgica, fez com que Julio tivesse nascido nesse país embora tivesse nacionalidade argentina. A ocupação da Bélgica pelos alemães leva a família a mudar-se para a Suiça e dois anos depois para Espanha. Só em 1919 se instalam na Argentina. Quando tinha 6 anos o pai abandona-os, e passa a viver apenas com a mãe e irmã mais nova. Nunca mais teve noticias dele.

Formou-se em Filosofia e Línguas pela Universidade de Buenos Aires, e trabalhou como professor e tradutor.

Em 1951 muda-se para França onde ficou até morrer, embora tenha viajado muito. Trabalhou para a Unesco como tradutor.

Em 1953 casa com a tradutora argentina Aurora Bernárdez de quem se viria a separar em 1968, devido a um envolvimento com a escritora lituana Ugnė Karvelis. Mais tarde viria a casar com a escritora canadiana Carol Dunlop que faleceria em 1982.


A vencedora deste desafio foi a Silvana que ao acertar à 3ª pista ganha mais 5 pontos. E a pontuação deste Aconteceu a... está disputadíssima:

Vencedores
Desafios
Total
Ana Catarina Salvado
01/07(5)
07/07(5)

10
Silvana
04/07(5)
26/08(5)

10
daniela
10/07(4)
18/07(7)

11
Bela
14/07(4)
19/07(4)
22/08(4)
12
Diana Ponte
23/07(5)
26/07(4)
19/08(5)
14

Novidades Topseller



«A poderosa estreia de Mary Kubica encorajará comparações com Em Parte Incerta, de Gillian Flynn.» - Publishers Weekly
«O thriller de estreia de Mary Kubica constrói o suspense de forma consistente e obriga o leitor a tentar adivinhar o final até à última página.» - Booklist


É com satisfação que a Topseller dá a conhecer aos leitores portugueses uma nova autora, Mary Kubica, cuja estreia literária valeu rasgados elogios da crítica estrangeira.
Não Digas Nada (336 pp I 18,99€) é um thriller psicológico intenso e de leitura compulsiva, que revela como, mesmo numa família perfeita, nada é o que parece.

«Tenho andado a segui-la nos últimos dias. Sei onde faz as compras de supermercado, a que lavandaria vai, onde trabalha. Nunca falei com ela. Não lhe reconheceria o tom de voz. Não sei a cor dos olhos dela ou como eles ficam quando está assustada. Mas vou saber.»

Filha de um juiz de sucesso e de uma figura do jet set reprimida, Mia Dennett sempre lutou contra a vida privilegiada dos pais, e tem um trabalho simples como professora de artes visuais numa escola secundária. Certa noite, Mia decide, inadvertidamente, sair com um estranho que acabou de conhecer num bar. À primeira vista, Colin Thatcher parece ser um homem modesto e inofensivo. Mas acompanhá-lo acabará por se tornar o pior erro da vida de Mia.

Mary Kubica tem um Bacharelato em História e Literatura Americana pela Universidade de Miami (Ohio). Não Digas Nada é a estreia enérgica e vigorosa desta autora incrivelmente promissora, que a Topseller se orgulha de dar a conhecer aos seus leitores.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aconteceu a... 26 de Agosto














Dia 1 - Homem
Dia 2 - Morto
Dia 3 - País em que nasceu - Bélgica


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aconteceu a... 26 de Agosto














Dia 1 - Homem
Dia 2 - Morto


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Cantinho do Poeta














O Novo Homem


O homem será feito
em laboratório.
Será tão perfeito como no antigório.
Rirá como gente,
beberá cerveja
deliciadamente.
Caçará narceja
e bicho do mato.
Jogará no bicho,
tirará retrato
com o maior capricho.
Usará bermuda
e gola roulée.
Queimará arruda
indo ao canjerê,
e do não-objecto
fará escultura.
Será neoconcreto
se houver censura.
Ganhará dinheiro
e muitos diplomas,
fino cavalheiro
em noventa idiomas.
Chegará a Marte
em seu cavalinho
de ir a toda parte
mesmo sem caminho.
O homem será feito
em laboratório
muito mais perfeito
do que no antigório.
Dispensa-se amor,
ternura ou desejo.
Seja como for
(até num bocejo)
salta da retorta
um senhor garoto.
Vai abrindo a porta
com riso maroto:
«Nove meses, eu?
Nem nove minutos.»
Quem já concebeu
melhores produtos?
A dor não preside
sua gestação.
Seu nascer elide
o sonho e a aflição.
Nascerá bonito?
Corpo bem talhado?
Claro: não é mito,
é planificado.
Nele, tudo exacto,
medido, bem posto:
o justo formato,
o standard do rosto.
Duzentos modelos,
todos atraentes.
(Escolher, ao vê-los,
nossos descendentes.)
Quer um sábio? Peça.
Ministro? Encomende.
Uma ficha impressa
a todos atende.
Perdão: acabou-se
a época dos pais.
Quem comia doce
já não come mais.
Não chame de filho
este ser diverso
que pisa o ladrilho
de outro universo.
Sua independência
é total: sem marca
de família, vence
a lei do patriarca.
Liberto da herança
de sangue ou de afecto,
desconhece a aliança
de avô com seu neto.
Pai: macromolécula;
mãe: tubo de ensaio,
e, per omnia secula,
livre, papagaio, sem memória e sexo,
feliz, por que não?
pois rompeu o nexo
da velha Criação,
eis que o homem feito
em laboratório
sem qualquer defeito
como no antigório,
acabou com o Homem.
       Bem feito.

Carlos Drummond de Andrade, em 'Brejo das Almas', 1934


Novidades Presença

A Caminho de Casa
Fabio Volo
Coleção: Grandes Narrativas
Sinopse: A Caminho de Casa conta a história de dois irmãos que são o oposto um do outro. Andrea é engenheiro, responsável, tem um casamento perfeito e o dom de fazer sempre as escolhas certas. Marco, três anos mais novo, é dono de um restaurante em Londres, rebelde, instável e um mulherengo inveterado. Nunca se sentiram íntimos na sua relação, mas a súbita doença do pai irá aproximá-los e fazê-los compreender muita coisa sobre si próprios e sobre a família.
Um romance que atesta a maturidade de Fabio Volo como escritor e que nos fala de temas universais como: o amor, a paixão, o casamento, a amizade, as escolhas que se fazem e as que ficam por fazer, e a extrema importância dos afetos na passagem para a vida adulta.



Se Eu Ficar
Gayle Forman
Coleção: Noites Claras
Sinopse: Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.



A Ascensão do Nove
Pittacus Lore
Coleção: Noites Claras
Sinopse: Neste terceiro volume da série juvenil iniciada com o título Sou o Número Quatro, a história é retomada a partir do ponto em que termina O Poder de Seis. Das nove crianças que conseguiram escapar à destruição do seu planeta de origem, Lorien, pelos cruéis Mogadorianos restam apenas seis. Estas crianças são os Garde, que se refugiaram na Terra em diversos continentes. À medida que crescem e desenvolvem poderes especiais, ou Legados, vão sendo preparados para um confronto final com os seus inimigos. Para conseguirem salvar o seu mundo e o nosso, têm de se reunir porque só juntos são suficientemente poderosos para enfrentar os seus inimigos. Mas entretanto, mais uma menina conseguiu escapar de Lorien…


Um Amor Proibido
Florent Gonçalves
Coleção: Marcador Literatura
Sinopse: Florent Gonçalves, luso-francês, 42 anos, diretor da prisão feminina de Versalhes, é detido com grande aparato pelas forças policiais francesas e acusado de ter mantido um caso no interior da instituição com uma das detidas. A história chega imediatamente à imprensa francesa. As insinuações multiplicam-se, as notícias são recheadas com novos pormenores a cada dia. Mas quanto de tudo isso é verdade?
Em Um Amor Proibido, Florent Gonçalves abre o coração e conta toda a verdade sobre os acontecimentos. Conta a história tal como realmente aconteceu, restaurando a verdade dos factos e prestando homenagem a uma história de amor surpreendente, que veio a florescer no mais improvável dos cenários. Florent Gonçalves perdeu tudo: família, amigos e o emprego. A sua honra foi manchada.
Está a ser julgado nos tribunais do país onde vive.


Mais detalhes sobre estas e outras novidades aqui.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aconteceu a... 26 de Agosto














Dia 1 - Homem


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Sem Tradução

Titulo: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Autor: Ken Kesey
Origem: EUA
Ano da edição original: 1962
Editora: Viking Press
Páginas: 320
Língua original: Inglês
ISBN: 9780451163967

Sinopse: In this classic of the 1960s, Ken Kesey's hero is Randle Patrick McMurphy, a boisterous, brawling, fun-loving rebel who swaggers into the world of a mental hospital and takes over. A lusty, life-affirming fighter, McMurphy rallies the other patients around him by challenging the dictatorship of Nurse Ratched. He promotes gambling in the ward, smuggles in wine and women, and openly defies the rules at every turn. But this defiance, which starts as a sport, soon develops into a grim struggle, an all-out war between two relentless oppnonents: Nurse Ratched, back by the full power of authority, and McMurphy, who has only his own indomitable will. What happens when Nurse Ratched uses her ultimate weapon against McMurphy provides the story's shocking climax.

O autor e a obra: Ken Kesey era um autor norte americano, falecido em 2001 aos 66 anos de idade. Escreveu 7 romances e mais alguns livros de ensaios, contos e teatro. Este One Flew Over the Cuckoo's Nest é o mais conhecido dos seus livros, tendo dado origem ao filme de 1975, Voando Sobre Um Ninho de Cucos, protagonizado Jack Nicholson. Embora não tenha ganho prémios, parece-me imperdoável que nenhum dos seus livros tenha sido alvo de tradução em Portugal.

Aconteceu a... 22 de Agosto














E. Annie Proulx

Edna Anne Proulx nasceu a  22 de Agosto de 1935 em  Norwich, Connecticut, EUA pelo que completou na passada sexta feira 79 anos.

Os pais eram de ascendência inglesa e canadiana, e Annie tem 4 irmãs, sendo que uma delas, Jude, também é escritora.

Começou por ser jornalista mas nos anos 80 sustentou os seus filhos escrevendo livros de não ficção sobre como fazer cidra, cercas e portões ou plantar frutas e vegetais gourmet. Só publicou o seu primeiro romance aos 56 anos.

Viveu mais de 30 anos no Canadá. Casou-se divorciou-se por 3 vezes e tem 3 filhos e uma filha. Atualmente vive em  Seattle, Washington, EUA.



Parabéns à autora e à Bela que ao responder acertadamente à 4ª pista recebe mais 4 pontos:

Vencedores
Desafios
Total
Ana Catarina Salvado
01/07(5)
07/07(5)

10
Silvana
04/07(5)


5
daniela
10/07(4)
18/07(7)

11
Bela
14/07(4)
19/07(4)
22/08(4)
12
Diana Ponte
23/07(5)
26/07(4)
19/08(5)
14


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aconteceu a... 22 de Agosto














Dia 1 - Mulher
Dia 2 - Viva
Dia 3 - País em que nasceu - EUA
Dia 4 - Primeira frase de um livro ou citação do autor - "Here is an account of a few years in the life of Quoyle, born in Brooklyn and raised in a shuffle of dreary upstate towns."


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Imagem da semana



Lugares que convidam à leitura VI



Aquisições - Semana 34

Este semana pedi 2 livros no WinkingBooks e comprei mais 2 na feira do livro do Metro, resumindo uma semana em conta :)


A Declaração 
Brian Moore 
Sinopse: Viveu durante 44 anos na sombra, conseguindo manter-se em França, enquanto outros fugiram para a Argentina ou para o Peru. Foi esse o seu triunfo: não tinha deixado que o expulsassem do seu próprio país. Mas agora iriam encontrá-lo. Alguém sabia de tudo. E, nesse momento, o terror apoderou-se dele.
Chama-se Pierre Brossard e é procurado pela polícia por ter chacinado 14 judeus, a mando do governo de Vichy. Julgado à revelia e condenado à morte andou fugido durante anos, sob a protecção de amigos poderosos. Agora, o cansaço e a perda de poder desses amigos, assim como o aparecimento de organizações vingadoras do Holocausto tornam provável e certa a captura deste homem. 
Brian Moore conseguiu uma extraordinária sobreposição de terror e violência sobre a imagem de postal de viagem das cidades, abadias e igrejas da Provence e da Riviera francesas, aprofundando e adensando o suspense a cada momento de choque. A Declaração, largamente aclamada pela crítica, derruba todas as barreiras entre a ficção e os factos e traduz indubitavelmente a elevação máxima da categoria do romance policial.
A Cadeira do Suplício 
Kathryn Harrison 
Sinopse: Da autora do famoso O Beijo, este novo e inesquecível romance de Kathryn Harrison leva-nos até Xangai, no final do século XIX. A prosa equilibrada e elegante transporta-nos por uma história surpreendente - às vezes chocante, e outras divertida - de viagens, de imaginação, da procura de uma pátria e da necessidade de lhe fugir. Por entre cenas de espantosa beleza e crueldade, onde tradição e cultura se chocam, a tragédia ameaça um mundo construído sobre as margens de instáveis águas.







O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford 
Ron Hansen 
Sinopse: Hansen reinventa o verdadeiro oeste com o relato imaginativo da vida do mais famoso fora-da-lei de todos, Jesse James, morto às mãos do presunçoso Robert Ford. James, um homem carismático, supersticioso e melancólico, dirige um gangue destroçado que receia o seu temperamento especial. Robert Ford, um jovem membro do gangue dividido entre a adoração por Jesse e a ambição de tomar o seu lugar, mata-o a sangue frio e vive o resto dos seus dias atormentado por essa acção.







O Mundo dos Vivos 
Nicci French 
Sinopse: Abbie Devereaux acorda no escuro. Está amarrada de pés e mãos. Não sabe onde está nem como lá foi parar. Um homem que nunca vê alimenta-a e conversa com ela. Promete-lhe a vida ao mesmo tempo que lhe assegura que a morte está a chegar. Só a força e a presença de espírito de Abbie permitem-lhe acreditar que será possível sair daquele inferno e regressar à vida normal, ao Mundo dos Vivos. Entre as recordações que a mantém viva está a vida profissional, esgotante, e a relação tensa com o namorado, Terry. Haverá alguma ligação entre a voz que fala nas trevas e a vida real? Será possível sobreviver ao medo sem ceder à loucura, haverá esforço possível para continuar a viver?





Sugestão de Leitura - A Casa da Aranha de Paul Bowles

Titulo: A Casa da Aranha
Autor: Paul Bowles
Titulo Original: The Spider's House
Ano da edição original: 1955

Editora: Quetzal
Lançamento: 18 de Julho de 2014
Páginas: 504
ISBN: 9789897221750

Sinopse: Verdadeiro thriller político, com a medina de Fez em pano do fundo e os tempos explosivos do movimento nacionalista marroquino. Embora todos os romances de Paul Bowles espelhem o encontro e o conflito entre civilizações, neste, muito menos subjetivo, a aguda clivagem entre a cultura árabe e a do colonizador francês é profundamente explorada, com grande detalhe e intensidade. A forte tenção política e social que enquadra a intriga - protagonizada por um americano comunista, um rapazinho analfabeto e uma atraente mulher ocidental -, o ambiente de conspiração nacionalista e a infinidade de matizes, que restituem a milenar cidade de Fez à sua complexidade e vida, tornam A Casa da Aranha num marco na obra de Paul Bowles.


Criticas: 

Kirkus Review - «Uma complexa tela de argumentação ideológica, realçada pelas imagens de Fez (…), um mundo estático a sair da sua insularidade.»

Deus me Livro - «Com uma escrita que é toda ela o tecer de uma imensa teia, Paul Bowles oferece ao leitor um romance extraordinário, que mostra uma cidade – e um mundo – a acordar em sobressalto num monte de ruínas.»


Aconteceu a... 22 de Agosto














Depois de alguns percalços com a Internet, deixo-vos finalmente a 3ª pista um pouco atrasada :)


Dia 1 - Mulher
Dia 2 - Viva
Dia 3 - País em que nasceu - EUA


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


sábado, 23 de agosto de 2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aconteceu a... 22 de Agosto














Dia 1 - Mulher


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Aconteceu a... 19 de Agosto














Jonathan Coe

Jonathan Coe nasceu a  19 de Agosto de 1961 em  Lickey, Bromsgrove, Worcestershire, Inglaterra pelo que completou na passada terça feira 52 anos.

Filho de Roger Coe, físico, e Janet Kay, música e professora de educação física. Licenciou-se na Trinity College, Cambridge e fez o doutoramento na Warwick University, onde viria a lecionar mais tarde.

Para além da Literatura, Jonathan também sempre se interessou pela Música e nos anos 80 chegou a tocar numa banda de nome The Peer Group e a compor algumas musicas para outra, Wanda and the Willy Warmers, ambas com curta duração.

Em 1989 casou com Janine McKeown de quem tem duas filhas. Vivem atualmente em Londres.

Considera-se ateu.


Parabéns ao autor e à Diana Ponte que ao responder acertadamente à 3ª pista recebe mais 5 pontos, passando a liderar este desafio:

Vencedores
Desafios
Total
Ana Catarina Salvado
01/07(5)
07/07(5)

10
Silvana
04/07(5)


5
daniela
10/07(4)
18/07(7)

11
Bela
14/07(4)
19/07(4)

8
Diana Ponte
23/07(5)
26/07(4)
19/08(5)
14

Nota: A localidade onde o autor nasceu não é um erro, nem foi  propositado, mas por uma tremenda coincidência acabei por escolher 2 autores seguidos que nasceram no mesmo local :)


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Aconteceu a... 19 de Agosto














Dia 1 - Homem
Dia 2 - Vivo
Dia 3 - País em que nasceu - Inglaterra


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Balanço de Passatempos (2)

Há pouco mais de 2 meses, e a propósito do 2º aniversário do blogue, coloquei aqui um post com uma pequena estatística sobre a distribuição dos prémios dos passatempos (este). Na altura tinham sido distribuídos 67 livros e ainda existiam 5 distritos que nunca tinham sido premiados. Pois ontem ao enviar o prémio do passatempo de Julho, dei conta que estava a enviá-lo para um desses distritos, e resolvi fazer uma atualização.

E com os passatempos de aniversário e o de Julho, foram já atribuidos 81 livros, e o melhor é que atualmente apenas temos 2 distritos em falta :). Isto é uma pancada minha, e das grandes, eu sei... mas gosto de apurar resultados, enfim podia dar-me para pior :)

Fiquem então com os novos resultados:


Lisboa
16
Porto
16
Aveiro
13
Braga
7
Setúbal
6
Leiria
5
Faro
4
Madeira
2
Santarém
2
Vila Real
2
Açores
1
Beja
1
Bragança
1
Coimbra
1
Guarda
1
Portalegre
1
Viana do Castelo
1
Viseu
1
Castelo Branco
0
Évora
0

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt