segunda-feira, 30 de junho de 2014

Imagem da semana



Lugares que convidam à leitura II



Resultado do Passatempo Europa-América / Especial Aniversário - O Hobbit de J.R.R. Tolkien



Deixo-vos o resultado do ultimo passatempo de aniversário já terminado, desta vez para o livro  O Hobbit de J.R.R. Tolkien, gentilmente cedido pelas Publicações Europa-América.

As respostas corretas para este passatempo eram:

No Fundo do Saco
Gandalf, o Feiticeiro, e um grupo de treze anões
Todos os mencionados








O passatempo contou com a participação de 113 leitores, no entanto foram registadas 6 respostas incorretas, 8 participações duplicadas e 2 com dados incompletos que foram eliminadas, pelo que restaram apenas 97.

Destas 97 participações válidas,  89 disseram ser seguidores do blogue, pelo que foram duplicadas.

Após as duplicações fiquei com um total de 186 participações e procedi ao sorteio. Mais uma vez logo à primeira tentativa consegui uma participação válida, excelente :)

O nº apurado foi:



A vencedora é a Célia Fadigas de Viseu a quem já enviei um mail  para confirmação.

Resta-me dar os parabéns à vencedora e quanto aos restantes participem no ultimo passatempo de aniversário que termina hoje  ... boa sorte :)



domingo, 29 de junho de 2014

Aquisições - Semana 26

Ainda não terminei de separar a oferta que vos falei na semana passada, mas como também me auto-presenteei deixo-vos aqui os livrinhos que comprei esta semana numa promoção da Fnac que dava 40% de desconto e que não consegui deixar de aproveitar.

Por Favor Cuida da Mamã
Kyung-Sook Shin
Sinopse: Chegada de uma pequena aldeia do interior à movimentada Seul, Park So-nyo, de sessenta e nove anos, é separada do marido pela multidão, numa estação de metro, e desaparece sem deixar rasto. A família inicia então uma busca frenética e desesperada por toda a cidade. Enquanto discutem sobre a recompensa a oferecer a quem a encontrar, apercebem-se de que não possuem uma fotografia recente dela. Mas logo emerge uma questão muito mais importante: até que ponto conhecem essa mulher a quem chamam «mãe»? Narrado por quatro vozes distintas (a filha, uma escritora que se interroga pela primeira vez se a mãe seria feliz; o filho, que teme não ter correspondido às suas expectativas; o marido, que se culpa por a ter deixado para trás; e, num final tocante, a própria mãe, uma mulher com segredos e desejos ocultos), Por Favor Cuida da Mamã é uma poderosa evocação da vida familiar e da fragilidade dos seus laços, um retrato da sociedade coreana contemporânea e uma história universal do amor que une uma família. Depois de ler este livro, nunca mais olhará para a sua mãe da mesma maneira.
Na Sombra do Pai
Richard Russo
Sinopse: Richard Russo é sem dúvida um grande escritor. Nos seus romances, ele descreve maravilhosamente, e com um humor tingido de ternura, a vida dos humilhados da América, esses que vivem de pequenos biscates em lugarejos perdidos e de quem a economia americana nunca se lembra. Depois do seu regresso da guerra na Europa, Sam Hall só tem um desejo: gozar a vida, jogar, andar nos copos com os amigos. Quando lhes nasce um filho, Ned, a mulher pede o divórcio, que ele recusa, embora abandone a casa. Durante muitos anos, Ned dirá aos amigos que o seu pai morreu. Até que Nelly, a mãe, é vítima de uma profunda depressão e Ned vai viver com o pai, iniciando uma vida completamente diferente, partilhada entre a escola e os bares que Sam frequenta. É essa história de iniciação à idade adulta, na sombra de um pai disfuncional mas generoso, que Richard Russo nos conta neste que foi o seu segundo romance e que marcou a sua consagração como escritor.
O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares
Ransom Riggs
Sinopse: Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada. Uma estranha coleção de fotografias peculiares. Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de dezasseis anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do lar para crianças peculiares, criado pela senhora Peregrine. Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas... Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.



Dança das Borboletas
Poppy Adams
Sinopse: Assomando à janela do primeiro andar da mansão degradada que em tempos fora a sua idílica casa de família, Ginny aguarda ansiosamente a chegada da irmã, que partiu há quarenta e sete anos e nunca mais voltou. Especialista em borboletas, Ginny leva uma vida de reclusão, com medo de se aventurar no mundo exterior. Com o regresso de Vivien, os segredos que provocaram a separação das duas irmãs irão perturbar o quotidiano de Ginny muito para além das rotinas precisas que lhe definem os dias. Das suas infâncias, apenas o sótão da casa permanece inalterado, com as suas paredes revestidas com mostruários de borboletas cuidadosamente preservadas ao longo de várias gerações. Narrado pela voz inesquecível de Ginny, este brilhante romance de estreia descreve-nos o que as famílias são capazes de fazer - especialmente em nome do amor.


A Curva do Rio
V.S. Naipaul
Sinopse: Situada num país africano sem nome, a história é narrada por Salim, um jovem adulto filho de comerciantes indianos há muito estabelecidos naquele bocado de costa. Ele acredita que que o mundo é o que é e que quem não é alguém não tem lugar nele. Assim, decide abandonar a faixa costeira e torna-se dono da sua própria loja numa pequena cidade em crescimento, no interior mais remoto do continente. Este lugar, esta "curva no rio", porém, é um micro-cosmo da África pós-colonial no momento da sua independência: um cenário de caos, mudança, violência, guerras tribais, ignorância, isolamento e pobreza. Desta paisagem riquíssima, emerge uma das obras mais poderosas de V.S. Naipaul, "A Curva do Rio" - uma emocionante história de sublevação e desmoronamento social.

Aconteceu a... 26 de Junho














Maria Velho da Costa

Maria de Fátima de Bivar Velho da Costa nasceu a  26 de Junho de 1938 em Lisboa, Portugal, pelo que completou na passada quinta feira 76 anos.

Terceira filha de Afonso Jaime de Bivar Moreira de Brito Velho da Costa, coronel da PSP e Julieta Vaz Monteiro da Assunção. 

É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e tem o curso de Grupo-Análise da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. 

Foi professora no ensino secundário, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, leitora do Departamento de Português e Brasileiro do King's College, Adjunta do Secretário de Estado da Cultura e Adida Cultural em Cabo Verde. 

Foi casada com o sociologo Adérito de Oliveira Sedas Nunes de quem tem um filho, João Afonso.


Parabéns à autora e à daniela, que foi a primeira a responder corretamente pelo que recebe mais 3 pontos.

Vencedores
Desafios
Total
Nádia Batista
04/04(2)
12/04(2)





4
Diana Ponte
08/04(2)
24/04(2)
21/05(2)




6
daniela
17/04(2)
21/04(3)
29/04(2)
08/05(3)
16/05(2)
15/06(1)
26/06(3)
16
Silvana
04/05(2)
30/05(3)





5
Bela
12/05(2)
25/02(2)
02/06(2)
06/06(2)
11/06(2)


10
Sofia Barbosa
22/06(2)






2

Poderia ainda lançar um ultimo desafio, no entanto uma vez que já não existe possibilidade de ultrapassar a pontuação da daniela, o Aconteceu a... II encerra aqui. Voltaremos em Julho com um novo Aconteceu a...

Peço à daniela que entre contacto comigo para nefertari.livros@gmail.com para combinarmos os detalhes do envio do prémio.

sábado, 28 de junho de 2014

Sugestão de Leitura - Ressurgir de Margaret Atwood

Titulo: Ressurgir
Autor: Margaret Atwood
Titulo Original: Surfacing
Ano da edição original: 1972

Editora: Relógio d'Água
Lançamento: Junho de 2014
Páginas: 197
ISBN: 9789896414351

Sinopse: "Ressurgir" é o segundo romance de Margaret Atwood e nele são já visíveis os traços essenciais da sua ficção.
Uma jovem mulher viaja até à remota ilha da sua infância, com o companheiro e um casal amigo, para investigar o misterioso desaparecimento do seu pai. Após a chegada à ilha, antigos segredos afloram à superfície do lago que os rodeia, com objetos nele afundados.
Imersa nas suas memórias, a narradora compreende que regressar a casa é não apenas voltar a outro lugar, mas também a outro tempo. E depois de descobrir uma caverna submersa com pinturas rupestres, imagina-se em fusão anímica com a natureza.
"Ressurgir" é um romance preocupado com as fronteiras da língua, da identidade nacional, da família, do sexo e dos corpos, tendo como pano de fundo um Canadá rural, transformado pelo comércio, a construção, o turismo e a engrenagem dos média.

Criticas: 

--


Aconteceu a... 26 de Junho














Dia 1 - Mulher
Dia 2 - Viva
Dia 3 - País em que nasceu - Portugal


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Resultado do Passatempo Bizâncio / Especial Aniversário - Uma Janela Para o Infinito de Denis Guedj



Mais um resultado dos passatempos de aniversário apurado, desta vez para o livro  Uma Janela Para o Infinito de Denis Guedj, gentilmente cedidos pela editora Bizâncio.

As respostas corretas para este passatempo eram:

No matemático alemão Georg Cantor
Matthias Dutour, um soldado francês
professor de História das Ciências








O passatempo contou com a participação de 107 leitores, no entanto foram registadas 1 resposta incorreta, 7 participações duplicadas e 1 com dados incompletos que foram eliminadas, pelo que restaram apenas 98.

Destas 98 participações válidas,  87 disseram ser seguidores do blogue, pelo que foram duplicadas.

Após as duplicações fiquei com um total de 185 participações e procedi ao sorteio. Mais uma vez logo à primeira tentativa consegui uma participação válida, excelente :)

O nº apurado foi:




A vencedora é a Manuela Santos de Lisboa a quem já enviei um mail  para confirmação.

Resta-me dar os parabéns à vencedora e quanto aos restantes ainda faltam mais um passatempo de aniversário, e está um ainda a decorrer  ... boa sorte :)


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Aconteceu a... 26 de Junho














Dia 1 - Mulher
Dia 2 - Viva


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Resultado do Passatempo Presença / Especial Aniversário - A Cor do Coração de Barbara Mutch + A Pomba de Patrick Süskind

Mais um resultado dos passatempos de aniversário apurado, desta vez para os livros  A Cor do Coração de Barbara Mutch + A Pomba de Patrick Süskind, gentilmente cedidos pela editora Presença .

As respostas corretas para este passatempo eram:

Karoo, África do Sul
O porteiro Jonathan
Patrick Süskind






O passatempo contou com a participação de 168 leitores, o que foi de longe a maior participação nos passatempos de aniversário, no entanto foram registadas 30 respostas incorretas, 10 participações duplicadas e 1 com dados incompletos que foram eliminadas, pelo que restaram apenas 127.

Destas 127 participações válidas,  113 disseram ser seguidores do blogue, pelo que foram duplicadas.

Após as duplicações fiquei com um total de 240 participações e procedi ao sorteio. Mais uma vez logo à primeira tentativa consegui uma participação válida, excelente :)

O nº apurado foi:


A vencedora é a Gizela Mota da Moita a quem já enviei um mail  para confirmação.

Resta-me dar os parabéns à vencedora e quanto aos restantes ainda faltam mais dois passatempos de aniversário, e está um ainda a decorrer  ... boa sorte :)



2º Aniversário - Ultimas prendinhas


Estão finalmente distribuídas as ultimas prendinhas de aniversário :)


A distribuição foi a seguinte:






O Outro Homem e Outras Histórias
Bernhard Schlink


Ganho pela seguidora elisa Esteves de Olhalvo que vai receber também o par de marcadores laranja.





Elegia Para um Caixão Vazio
Baptista-Bastos

Ganho pela seguidora Inês Lázaro de Corroios que vai receber também o par de marcadores verde.






Amor no Rio das Pérolas
Marta Curto


Ganho pela seguidora dezembro da Pontinha que vai receber também o par de marcadores vermelho.





A Casa de Papel
Carlos María Domínguez


Ganho pela seguidora Syllabub de Vila Franca de Xira que vai receber também o par de marcadores azul.








Os pares de marcadores eram estes e como devem ter reparado sobrou o par de marcadores amarelo. Depois de muito pensar no destino a dar-lhe resolvi que este par de marcadores irá juntar-se aos prémios a atribuir para o novo Aconteceu a... que pretendo iniciar em Julho.





quinta-feira, 26 de junho de 2014

Aconteceu a... 26 de Junho














Dia 1 - Mulher


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Campanhas Wook



Clica na imagem para verificar...

Resultado do Passatempo Bizâncio / Especial Aniversário - Memórias de Um Mestre Falsário de Graham Joyce


E aqui fica mais um resultado dos passatempos de aniversário, desta vez para o livro  Memórias de Um Mestre Falsário de Graham Joyce, gentilmente cedido pela editora Bizâncio .

As respostas corretas para este passatempo eram:

Jane Austen
Leicester
Está Tudo na Cabeça









O passatempo contou com a participação de 97 leitores, mas foram registadas 2 respostas incorretas, 4 participações duplicadas e 2 com dados incompletos que foram eliminadas, pelo que restaram 89.

Destas 89 participações válidas,  82 disseram ser seguidores do blogue, pelo que foram duplicadas.

Após as duplicações fiquei com um total de 171 participações e procedi ao sorteio. Desta vez tive de fazer 2 sorteios pois o primeiro dizia ser seguidor e não consta da lista. Alerto mais uma vez que têm de ser seguidores públicos senão não tenho como confirmar...

O nº apurado foi:



O vencedor é o Daniel Ferreira de Pedras Salgadas a quem já enviei um mail  para confirmação.

Resta-me dar os parabéns ao vencedor e quanto aos restantes ainda faltam apurar alguns passatempos de aniversário, e está mais um a decorrer  ... boa sorte :)


Aconteceu a... 22 de Junho














Henry Rider Haggard

Sir Henry Rider Haggard, nasceu a 22 de Junho de 1856 em Bradenham, Norfolk, Inglaterra e morreu aos 68 anos a 14 de Maio de 1925 em Londres, Inglaterra.

Oitavo filho do advogado William Meybohm Rider Haggard e da escritora Ella Doveton. Estudou na Ipswich Grammar School.

Em 1875 foi enviado para a África do Sul, como assistente do secretário do vice-governador da colónia de Natal. Em 1880 regressa a Inglaterra e casa com Marianna Louisa Margitson, com quem teve 3 filhas e 1 filho que morreu de sarampo aos 10 anos. O casal viaja para África após o casamento só regressando definitivamente a Inglaterra 2 anos depois.

Em 1912 foi investido cavaleiro e em 1919 Cavaleiro Comendador do Império Britânico.

Deixou uma vasta obra, principalmente romances de aventuras em África, sendo o mais conhecido As Minas do Rei Salomão, onde aparece pela primeira vez a personagem Allan Quatermain.



A vencedora deste desafio foi a Sofia Barbosa e a pontuação do Aconteceu a...  fica assim:

Vencedores
Desafios
Total
Nádia Batista
04/04(2)
12/04(2)




4
Diana Ponte
08/04(2)
24/04(2)
21/05(2)



6
daniela
17/04(2)
21/04(3)
29/04(2)
08/05(3)
16/05(2)
15/06(1)
13
Silvana
04/05(2)
30/05(3)




5
Bela
12/05(2)
25/02(2)
02/06(2)
06/06(2)
11/06(2)

10
Sofia Barbosa
22/06(2)





2

2º Aniversário - Ultimas prendinhas - 3ª e 4º vencedores


Ontem não obtive respostas pelo que hoje sorteei mais 5 seguidores. No entanto como só existem 2 prémios para atribuir caso respondam mais do que 2 seguidores, os prémios serão atribuídos aos seguidores que forem mais rápidos a responder.

Para que não existam duvidas vou pedir que antes de me enviarem o mail com as preferências deixem um comentário neste post para certificar que foram mesmo os mais rápidos.


Caso continue a não obter resposta amanhã sortearei mais 6 seguidores e assim sucessivamente.


Os sorteados de hoje são:

Seguidor Blogger



Seguidor NetworkedBlogs



Seguidor Blogger



Seguidor Facebook




Seguidor Blogger




Já sabem que tudo o que têm de fazer é deixarem um comentário neste post e de seguida enviarem-me um mail para o endereço nefertari.livros@gmail.com com o seguinte:

Nick:
Nome Completo:
Morada para envio:
Livro e par de marcadores por ordem de preferência:

Mas atenção, têm apenas 24 horas para o fazer ou seja até às 23h59m de hoje dia 26/06. Podem consultar as prendinhas ainda disponíveis aqui.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Aconteceu a... 22 de Junho














Dia 1 - Homem
Dia 2 - Morto
Dia 3 - País em que nasceu - Inglaterra

Dia 4 - Primeira frase de um livro ou citação do autor - "'É bem estranho que nesta idade, aos cinquenta e seis anos feitos, esteja eu aqui, de pena na mão, preparando-me para redigir uma história!"


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Cantinho do Poeta













Os Dois Horizontes

Dois horizontes fecham nossa vida:

          Um horizonte, — a saudade
          Do que não há de voltar;
          Outro horizonte, — a esperança
          Dos tempos que hão de chegar;
          No presente, — sempre escuro,—
          Vive a alma ambiciosa
          Na ilusão voluptuosa
          Do passado e do futuro.

          Os doces brincos da infância
          Sob as asas maternais,
          O vôo das andorinhas,
          A onda viva e os rosais;
          O gozo do amor, sonhado
          Num olhar profundo e ardente,
          Tal é na hora presente
          O horizonte do passado.

          Ou ambição de grandeza
          Que no espírito calou,
          Desejo de amor sincero
          Que o coração não gozou;
          Ou um viver calmo e puro
          À alma convalescente,
          Tal é na hora presente
          O horizonte do futuro.

          No breve correr dos dias
          Sob o azul do céu, — tais são
          Limites no mar da vida:
          Saudade ou aspiração;
          Ao nosso espírito ardente,
          Na avidez do bem sonhado,
          Nunca o presente é passado,
          Nunca o futuro é presente.

          Que cismas, homem? – Perdido
          No mar das recordações,
          Escuto um eco sentido
          Das passadas ilusões.
          Que buscas, homem? – Procuro,
          Através da imensidade,
          Ler a doce realidade
          Das ilusões do futuro.
         
          Dois horizontes fecham nossa vida.

Machado de Assis, em "Crisálidas", 1864

Resultado do Passatempo Chiado Editora / Especial Aniversário - Jonas Vai Morrer de Edson Athayde



E aqui fica mais um resultado dos passatempos de aniversário, desta vez para o livro  Jonas Vai Morrer de Edson Athayde, gentilmente cedido pela editora Chiado Editora .

As respostas corretas para este passatempo eram:

Vimaranes
sangue à vista.
2004








O passatempo contou com a participação de 117 leitores, e não foi registada qualquer resposta incorreta, no entanto houve 5 participações duplicadas e 4 com dados incompletos que foram eliminadas, pelo que restaram 108.

Destas 108 participações válidas,  102 disseram ser seguidores do blogue, pelo que foram duplicadas.

Após as duplicações fiquei com um total de 210 participações e procedi ao sorteio. Mais uma vez logo à primeira tentativa consegui uma participação válida, excelente :)

O nº apurado foi:



A vencedora é a Ana Rodrigues de Bragança a quem já enviei um mail  para confirmação.

Resta-me dar os parabéns à vencedora e quanto aos restantes ainda faltam apurar alguns passatempos de aniversário, e está mais um a decorrer  ... boa sorte :)


2º Aniversário - Ultimas prendinhas - 2 e 3ª vencedores



O método que tinha planeado para atribuição do 4º prémo não está a resultar, pelo que repensei os métodos e na falta de algo mais original, vamos atribuir o 3º e 4º prémio desta forma. Ontem não obtive respostas pelo hoje sorteei mais 4 seguidores. No entanto como só existem 2 prémios para atribuir caso todos respondam, os prémios serão atribuídos aos seguidores que forem mais rápidos a responder.

Para que não existam duvidas vou pedir que antes de me enviarem o mail com as preferências deixem um comentário neste post para certificar que foram mesmo os mais rápidos.


Caso continue a não obter resposta amanhã sortearei mais 5 seguidores e assim sucessivamente.


Os sorteados de hoje são:

Seguidor Blogger


Seguidor Blogger



Seguidor Blogger



Seguidor Facebook



Já sabem que tudo o que têm de fazer é deixarem um comentário neste post e de seguida enviarem-me um mail para o endereço nefertari.livros@gmail.com com o seguinte:

Nick:
Nome Completo:
Morada para envio:
Livro e par de marcadores por ordem de preferência:

Mas atenção, têm apenas 24 horas para o fazer ou seja até às 23h59m de hoje dia 25/06. Podem consultar as prendinhas ainda disponíveis aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt