domingo, 19 de outubro de 2014

Sugestão de Leitura - Os Luminares de Eleanor Catton

Titulo: Os Luminares
Autor: Eleanor Catton
Titulo Original: The Luminaries
Ano da edição original: 2013

Editora: Bertrand Editora
Lançamento: Setembro de 2014
Páginas: 888
ISBN: 9789722528948

Sinopse: Este é um livro novo e inovador: novo pelo tema - um mistério por resolver no século XIX na cidade de Hokitika, Nova Zelândia, que reagrupa o destino de doze personagens - e inovador pela estrutura reinventada dos romances vitorianos.
A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, além de um grandioso mistério por resolver, relevam a singularidade desta obra: é um thriller e um romance histórico, iluminado por referências astrológicas e chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens. Surpreendente e viciante, eis ficção ao mais alto nível literário. Este romance de Eleanor Catton é incontornável, tendo sido reconhecido com o Man Booker Prize 2013.


Criticas: 

Brian Morton, Independent - «Este romance épico de luz e sombra, situado na Nova Zelândia, atesta o talento radioso da sua autora [...] Com menos de 30 anos, o seu domínio da forma ficcional é já uma realidade.»

Kate Webb, TLS - «Os Luminares é um romance impressionante, cativante, intenso e cheio de surpresas.»

Bookseller - «Grandioso e absolutamente soberbo.»

Vancouver Sun - «Uma proeza de domínio narrativo. Catton consegue o feito incrível de dar vida a um espaço e a um tempo, bem como à impiedade que a ganância gera nos seres humanos. O estilo é prodigioso devido à mestria admirável da linguagem.
O romance é como um enorme cubo de Rubik, com painéis de narrativa que deslizam e se dispõem em novas formas, criando perspetivas e padrões novos.»

Lucy Daniel, Daily Telegraph - «Pela escala da sua ambição e pela beleza da sua execução, alguém devia dar uma medalha a esta rapariga.»

National Post - «De um encanto sem falhas. Uma experiência arrojada que saiu bem.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt